O que fazer na noite antes de um exame

O modo como você passa a noite anterior a um exame importante pode ter um grande impacto em seu desempenho no dia seguinte. Para garantir que você atinja todo o seu potencial, consultamos a Dra. Petra Skeffington para obter algumas dicas pré-exame.

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Mantenha sua rotina

Crucial para manter um estilo de vida saudável e equilibrado, a adesão a uma rotina durante os períodos de exames pode ajudar a atingir seu potencial acadêmico, além de incutir bons hábitos que você pode levar para outras etapas da sua vida.

Na noite anterior a um exame importante, é importante seguir a rotina que você já estabeleceu. Jante na mesma hora como de costume, vá para a cama como normalmente faria e não perca a oportunidade de assistir ao seu programa favorito, se ele estiver passando!

De acordo com a Dra. Petra Skeffington, professora sênior da Murdoch University e psicóloga clínica, seguir seu plano permitirá que você tenha um desempenho melhor.

“Construir e seguir uma boa rotina protegerá sua saúde física e emocional sob pressão.”

Tenha uma boa noite de sono

Todos nós sabemos como é muito mais difícil concentrar e reter informações quando estamos cansados. Embora você possa ficar tentado a parar a noite toda para estudar para o exame de amanhã, pode ter o efeito oposto. A pesquisa mostrou que a memória e o aprendizado são consolidados durante o sono, principalmente na fase de movimento rápido dos olhos (REM) .

Para garantir um bom desempenho no dia do exame, o Dr. Skeffington recomenda dormir de 8 a 10 horas.

“A quantidade de sono de que você precisa pode ser diferente da de seus amigos; no entanto, a maioria de nós precisa de 8 a 10 horas de sono por noite. Se você dormir menos do que isso, isso pode afetar sua saúde física e emocional.”

Para garantir que você não fique acordado pensando no exame de amanhã, evite usar seu telefone, laptop ou tablet cerca de 30 minutos antes de ir para a cama. Isso ocorre porque a maioria dessas telas usa luz azul, que suprime a secreção de melatonina, o hormônio que nos deixa sonolentos . 

Tenha uma boa refeição

O estudo constante significa que você está trabalhando bastante seu pobre cérebro – então certifique-se de alimentá-lo! O Dr. Skeffington insiste que a dieta é uma parte essencial para alcançar o sucesso acadêmico.

“O que você come abastece seu cérebro, então, se você não tiver uma dieta balanceada, não poderá produzir os neurotransmissores necessários para que seu cérebro e sua mente funcionem bem.

“Comer uma dieta balanceada ajuda com a energia mental, a regulação emocional, a concentração e a memória. Na preparação para os exames, certifique-se de comer bastante alimentos frescos e evite alimentos ‘lixo’ processados. lembre-se mais, pense com clareza e, por fim, tenha um desempenho melhor no dia do exame. “

Alguns alimentos amigáveis ​​ao cérebro que recomendamos para o jantar incluem peixes e uma seleção de verduras, incluindo couve, acelga, espinafre e brócolis e, na manhã do seu exame, ovos, manteiga de amendoim e frutas frescas.

Hidrate para o dia seguinte

O Dr. Skeffington confirma que a água potável e as funções cerebrais estão diretamente relacionadas, o que significa que não é nenhuma surpresa que não beber água suficiente pode causar problemas de concentração, esquecimento, fadiga mental, dores de cabeça e problemas de sono.

“A desidratação leve pode mudar seu humor, nível de energia e capacidade de pensar com clareza. Mantenha uma garrafa de água por perto quando estiver estudando, para garantir que está bebendo o suficiente.”

A Red Bull não lhe dará asas e também não o ajudará a estudar – as bebidas energéticas têm muito mais probabilidade de aumentar os nervos no dia do exame e deixá-lo exausto quando a explosão de energia inicial terminar. Em vez disso, beba de 8 a 10 copos (2 litros) de água antes e no dia do exame. 

Faça exercícios aeróbicos 

Os exercícios não só ajudam no seu bem-estar físico, mas também na preparação para o exame e aliviam a sensação de estresse.

Fazer algum exercício cardiovascular na noite anterior ao exame fará com que sangue, oxigênio e nutrientes sejam bombeados para o cérebro, melhorando a memória e as habilidades de resolução de problemas .

Isso não significa ter que ir para a academia também – algo tão simples como passear com o cachorro ou um mergulho rápido na praia é o suficiente.

Organize-se

Tenha suas canetas, lápis e tudo o mais que você possa precisar (calculadora, régua, notas, etc.) para o seu exame pronto para ir na noite anterior.

Certifique-se de definir um alarme, permitindo-se bastante tempo para um café da manhã farto e saudável e para chegar ao destino do exame com bastante tempo.

Não se estresse

Embora possa parecer que agora, os exames não são o ponto principal. 

Os exames não definem você como pessoa e, mesmo que ocorra o pior, há muitos caminhos diferentes para atingir seus objetivos, incluindo cursos habilitadores que podem qualificá-lo para uma infinidade de cursos universitários.

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