O amido como aliado para perder peso

Os amidos com longas cadeias de glicose que podemos encontrar nos cereais, batatas e vários alimentos. Mas não todo o amido, que comemos o digerimos.
Às vezes, uma pequena parte desse amido passa através do trato digestivo sem que tenha sofrido alterações. Em outras palavras, é resistente à digestão.

Este tipo de amido é conhecido com o nome de amido resistente, o qual funciona como uma fibra solúvel. Estudos realizados em humanos pelo site CBAS confirmam que esse amido resistente tem grandes benefícios para a saúde.

4 TIPOS DE AMIDO RESISTENTE

Nem todos os amidos resistentes são iguais, especificamente, temos 4 tipos diferentes:

  • Tipo 1: O que podemos encontrar em grãos, sementes e legumes.
  • Tipo 2: O podemos encontrar em alimentos ricos em amido, como batatas cruas e as bananas verdes.
  • Tipo 3: forma-se com certos alimentos com amido, como batata e o arroz, cozido e em seguida é resfriado. O resfriamento permite converter amidos digeríveis em amidos resistentes, este processo é chamado de retrogradação
  • Tipo 4: É feito pelo homem e é criada através de um processo químico.
  • Não é fácil classificar com amido que nos encontramos, já que em uma mesma refeição, podemos ter vários deles.

COMO FUNCIONA? QUAL O MECANISMO TEM O AMIDO RESISTENTE?

O principal motivo pelo qual o amido resistente é positivo para a saúde, é porque age como uma fibra solúvel, fermentável.

Passa pelo estômago e intestino delgado, sem que seja digerido, até chegar ao cólon, onde a alimentar as boas bactérias que nós temos no intestino.

É importante saber que as bactérias que nós temos no intestino ( o que se conhece como flora intestinal ) superam em número as nossas células, em uma proporção de 10 para 1. Poderia dizer que, com estes números, somos apenas 10% humanos.

Nosso intestino tem centenas de bactérias diferentes. Nas últimas décadas, descobriu-se que o número e o tipo de bactérias que podem ter um impacto importante na nossa saúde. O amido resistente alimenta as bactérias do intestino, o que tem um efeito positivo sobre o tipo de bactérias, bem como o número delas.

Quando as bactérias digerem os amidos resistentes, se formam vários compostos, incluindo gases e ácidos graxos de cadeia curta, especialmente de um ácido graxo que recebe o nome de butirato.

carboidratos complexos

O AMIDO RESISTENTE É UM SUPER-ALIMENTO PARA O NOSSO SISTEMA DIGESTIVO

Em suma, quando comemos amido resistente, que termina no intestino grosso, onde as bactérias digerem o e o converte em ácidos graxos de cadeia curta.

O ácido graxo mais importante que se forma é o butirato. Este ácido graxo é o combustível preferido das células que revestem o cólon. Portanto, o amido resistente alimenta tanto as boas bactérias, como as células do cólon por meio do aumento da quantidade de butirato. O amido resistente tem vários efeitos positivos sobre o cólon.

O primeiro deles, é o de reduzir o nível de pH, o que reduz a inflamação e provoca mudanças positivas que deveriam reduzir o risco de cancro colo-retal , que é a quarta causa de morte por cancro em todo o mundo.

Os ácidos graxos de cadeia curta, que não são utilizados pelas células, são transportados para outras partes do nosso corpo, por exemplo, o fígado, dando lugar a vários efeitos positivos. Devido aos seus efeitos terapêuticos sobre o cólon, o amido resistente pode ser útil em vários distúrbios digestivos Isto inclui doenças intestinais como colite ulcerosa, doença de Crohn, prisão de ventre, diverticulite e diarreia.

Há que dizer, que precisa ainda de mais estudos a respeito para poder dar recomendações mais concretas.

O AMIDO RESISTENTE MELHORA A SENSIBILIDADE À INSULINA E A SAÚDE METABÓLICA

O amido resistente que ainda tem mais benefícios para a nossa saúde, entre eles sobre a saúde metabólica. Vários estudos mostram que ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina.

O amido resistente é também muito eficaz na redução do açúcar no sangue após as refeições. Seu efeito sobre a glicose e o metabolismo da insulina é impressionante. Alguns estudos têm observado que chega a provocar uma melhoria do 33-50% na sensibilidade à insulina após 4 semanas comendo de 15 a 30 gramas por dia.

As pessoas que têm uma baixa sensibilidade à insulina ( resistência à insulina ) têm um maior risco de sofrer de doenças como a síndrome metabólica, diabetes tipo 2, obesidade, doença cardiovascular e doença de Alzheimer.

Ao melhorar a sensibilidade à insulina e a diminuição do açúcar no sangue, o amido resistente pode nos ajudar a evitar doenças crônicas e fazer com que vivamos mais e melhor.

Há que dizer também que nem todos os estudos confirmam estas propriedades benéficas. Estas podem varia em função da pessoa, a dose e o tipo de amido resistente que esteja a tomar.

O AMIDO RESISTENTE NOS AJUDA A PERDER PESO

Outro benefício do amido resistente é o que tem menos calorias do que o amido normal ( 2 calorias gramas contra 4 calorias por grama ).

Assim, quanto mais amido resistente tem um alimento, menos calorias que contém. Vários estudos realizados mostram que os suplementos de fibras solúveis ajuda a perder peso, principalmente porque conseguem aumentar a saciedade e reduzir o apetite.

Parece que o amido resistente tem o mesmo efeito, Aumentar o amido resistente às refeições consegue-se aumentar a sensação de saciedade e ajuda-nos a comer menos calorias.

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