Mitos e verdades sobre o consumo de vitamina C para combater resfriados

Toda vez que o inverno se aproxima ou as temperaturas caem, tentamos o nosso melhor para evitar resfriados e começamos a consumir a famosa vitamina C ou ácido ascórbico.

É por isso que Natalia Ulzurrun Magaña, acadêmica da Escola de Nutrição e Dietética da U. Andrés Bello, explica que “a vitamina C é uma vitamina solúvel em água, que se dissolve na água e é considerada essencial, pois não pode ser sintetizada por uma pessoa.

O mesmo possui propriedades antioxidantes, pois protege as células dos radicais livres, ajuda na absorção do ferro, por exemplo, em pessoas com anemia, atua como um inibidor da histamina, que é um composto liberado durante reações alérgicas. Vários autores afirmam que previne risco cardiovascular e câncer. ”

Veja também: Vitamina B17.

O nutricionista revela uma série de mitos e verdades que existem em torno do consumo de vitamina C:

Vitamina C – Combatendo o resfriado

É essencial consumi-lo no inverno para evitar resfriados. Isso depende Existem muitas controvérsias sobre esta vitamina com o frio. Diferentes autores apontam que seu consumo não protege contra a contração, mesmo que seja consumida mais do que a dose recomendada. No entanto, outros autores como Hemilä H explicam que há evidências de que a vitamina C reduz a duração dos resfriados e alivia os sintomas se consumida diariamente.

Independentemente da dose consumida, é inofensivo: falso. É muito importante esclarecer que você deve ser responsável pela dose consumida. De acordo com o DRI (Dietary Reference Intakes) 2019, o intervalo normal a ser consumido varia de 90 mg / dia para homens adultos, 75 mg / dia para mulheres adultas e um limite máximo de 2000 mg para ambos.

Legumes e frutas são uma fonte de vitamina C: Verdade. Existem diferentes alimentos, como legumes e frutas, que têm um alto teor dessa vitamina. Portanto, é essencial incorporar esses alimentos em nossa dieta, por exemplo, na Macedônia, adicionando kiwis, laranja e saladas, especialmente repolho temperado com limão.

Quanto mais consumimos essa vitamina, melhor: falso. O excesso dessa vitamina pode causar sintomas gastrointestinais, como diarréia, náusea e cólicas estomacais e até hiperoxalúria, uma doença em que o oxalato de cálcio se acumula nos túbulos renais, causando pedras nos rins, o que pode prejudicar a função renal.

Uma dieta saudável e equilibrada é a chave para combater resfriados: é verdade. A vitamina C, é um nutriente essencial, pois oferece vários benefícios. O importante é não exceder a dose ou cobrir os requisitos com suplementação, porque consumir duas porções diárias de saladas, três de frutas e comer uma dieta saudável e equilibrada, permitirá manter um estado ideal de saúde e, assim, ter uma melhor qualidade de vida.

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