Melhores exercícios para fortalecer as costas

O músculo abdominal que freqüentemente interessa tanto aos homens quanto às mulheres é o reto abdominal. É esse músculo que forma a famosa barra de chocolate.

No entanto, não seja tentado a trabalhar apenas a grande direita. Os oblíquos também merecem muita atenção!

Oblíquos fortes são essenciais para uma boa estabilidade central e para reduzir o risco de lesões nas costas. Para isso o treino de costas precisa ser específico.

Os oblíquos protegem a região lombar, garantem a estabilidade da cintura abdominal e permitem a rotação do tronco. Sem falar que músculos oblíquos bem treinados também são muito estéticos. ob Pronto para descobrir quais são os 9 melhores exercícios para oblíquos bem desenvolvidos? Continue lendo para começar!

O que são oblíquos?

Os atletas que derretem os exercícios abdominais geralmente se concentram na parte frontal do abdômen. Sabe, o reto abdominal (reto abdominal), responsável pelo famoso tanquinho?

Mas os abdominais são compostos de outros músculos que também precisam ser trabalhados. É importante trabalhar todos esses músculos, quer seu objetivo seja ter um núcleo forte para evitar lesões, quer esteja fazendo exercícios abdominais para uma melhor definição muscular.

Todos os músculos centrais precisam de atenção especial. Os abdominais oblíquos não são exceção.

Os músculos oblíquos são, na verdade, compostos por dois músculos separados: o músculo oblíquo interno  (oblíquo pequeno) e o músculo oblíquo  externo  (oblíquo grande). Esses dois músculos têm funções diferentes, como flexão para frente e rotação lateral, esquerda ou direita.

O fortalecimento dos oblíquos ajuda a reduzir o risco de lesões lombares. Daí a importância de trabalhar os oblíquos regularmente.

Como trabalhar o abdômen oblíquo?

Claro, então vem a grande questão: “Como trabalhar os oblíquos?” ” 

Essa é uma boa pergunta, porque você pode trabalhar seus oblíquos de maneiras diferentes.

A grosso modo, podemos dividir os bons exercícios de fortalecimento dos oblíquos em dois grupos:

Exercícios compostos

Os exercícios compostos são exercícios que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo. Em outras palavras, eles permitem que diferentes partes do corpo sejam trabalhadas.

Muitos desses exercícios também funcionam no abdômen, especialmente nos oblíquos. O ideal!

Aqui estão alguns exemplos de exercícios compostos: 

  • Agachamento
  • Ombro em Overhead Press
  • Supino
  • Flexões
  • Mergulhos
  • Fileira de cabos

Posso recomendar esses exercícios a qualquer pessoa com a ambição de melhorar sua forma física e ganhar força. Uma vantagem adicional é que eles exercitam os abdominais (especialmente os oblíquos) de forma significativa.

No entanto, realizar exercícios de isolamento para atingir os oblíquos não pode machucar.

s músculos abdominais treinados não só têm uma boa aparência, mas também suportam as vértebras e a postura. Isso ajuda a prevenir lesões na parte inferior das costas.

Tenha cuidado, porém, para não exagerar nos exercícios oblíquos, especialmente se você ainda tem muita gordura para perder. Nesse caso, você deve começar concentrando-se em exercícios compostos para queimar gordura e aumentar a massa muscular.

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