Exercício físico diário recomendado

A atividade física regular ajuda você a ficar em forma. Além das atividades esportivas, as ocupações diárias geralmente oferecem a oportunidade de se movimentar mais. O principal é optar por uma atividade progressiva, adaptada às suas capacidades e desejos.

A atividade física é caracterizada por sua intensidade.

Um ótimo esporte é o basquete, tambem considerado uma atividade física, mas para isso lembre-se de utilizar Tênis de Basquete adequados.

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Dependendo das consequências que produz no corpo, a atividade esportiva pode ser definida como leve, moderada ou alta:

  • Durante atividades físicas leves :
    • a respiração é quase normal sem falta de ar,
    • conversa é possível,
    • o coração não está acelerado.
  • Durante a atividade física de intensidade moderada :
    • a respiração está ligeiramente acelerada e a falta de ar é fraca,
    • conversa é possível,
    • o batimento cardíaco é um pouco mais rápido.
  • Durante a atividade física de alta intensidade :
    • a respiração é acelerada e a falta de ar é alta,
    • a conversa é difícil, feita de frases curtas,
    • o coração está batendo rápido.

Para uma saúde melhor, é importante praticar atividade física regular de intensidade moderada a vigorosa.

Para isso, é importante:

  • atividade física regular de diversos tipos e em todas as situações do cotidiano: locomoção, subir escadas, consertar … O exercício físico não se limita ao esporte. Assim, pode assumir várias formas, incluindo caminhadas ou corridas, atividades profissionais, domésticas e algumas atividades de lazer. A atividade física deve ser regular para ter um efeito positivo na saúde. Portanto, é recomendável que você se exercite pelo menos cinco dias por semana e, de preferência, todos os dias.
  • reduzir o comportamento sedentário porque é a concomitância do aumento da atividade física com a redução do tempo sedentário que produz os efeitos mais benéficos à saúde.

AS 10 REGRAS DE OURO PARA MONITORAR SEU CORAÇÃO DURANTE O EXERCÍCIO

Se você pratica esportes e independentemente de sua idade, nível de treinamento ou desempenho, é importante monitorar sua atividade cardíaca.

  • Relato ao meu médico qualquer dor no peito ou falta de ar anormal que ocorra durante o esforço.
     
  • Relato ao meu médico qualquer palpitação cardíaca que ocorra durante o exercício ou logo após o exercício.
     
  • Relato ao meu médico qualquer desconforto ocorrido durante o exercício ou logo após o exercício.
     
  • Eu sempre respeito um aquecimento e recuperação de 10 minutos durante minhas atividades esportivas.
     
  • Eu bebo três a quatro goles de água a cada 30 minutos de exercício, tanto no treinamento quanto na competição.
     
  • Evito atividades intensas em temperaturas externas <- 5 ° C ou> + 30 ° C e durante picos de poluição.
     
  • Nunca fumo uma hora antes ou duas horas depois dos esportes.
     
  • Nunca uso substâncias dopantes e geralmente evito a automedicação.
     
  • Não pratico esporte intenso se estou com febre, nem nos 8 dias seguintes a um episódio de gripe (febre + dores no corpo).
     
  • Faço um check-up médico antes de voltar a praticar esportes intensos se tenho mais de 35 anos, para homens, e 45 anos, para mulheres.

APROVEITE TODAS AS OPORTUNIDADES PARA MOVER MAIS

Para ser ativo , não há necessidade de praticar esportes intensivos. Mesmo se você não for atlético, pode incorporar exercícios em sua vida diária e colher benefícios para a saúde deles. Esses benefícios serão mais proporcionais à quantidade de atividades realizadas do que à sua intensidade. Por exemplo, reduza o tempo gasto em frente à televisão ou ao computador para lutar contra o sedentarismo e ter mais tempo livre ativo.

Você pode fazer mais exercícios a cada dia caminhando mais. Fazer compras, ir para o trabalho, acompanhar seus filhos à escola podem se tornar oportunidades para caminhadas.
Você está pegando ônibus, metrô ou bonde? Suba a bordo de uma parada depois de sua estação habitual ou desça um pouco antes de seu destino. Isso permitirá que você caminhe parte da rota.
Você viaja de carro? Estacione longe de onde você está indo.

Além disso, você se exercitará mais adotando certos hábitos:

  • prefira as escadas ao elevador, às escadas rolantes;
  • não use as esteiras e caminhe lado a lado;
  • se você tem um jardim, reserve mais tempo para cultivá-lo;
  • se você tem um cachorro, leve-o para passear com mais frequência e por mais tempo.

Se você é pai ou mãe, aproveite o final de semana para compartilhar as brincadeiras dos filhos (bola, bicicleta, etc.) ou dar um passeio com eles.

Durante o cochilo, você poderá fazer ginástica em casa, por exemplo, com a ajuda de um programa gravado em CD ou DVD ou de uma plataforma de videogame.

Se você mora em uma casa bastante grande, considere a bicicleta ergométrica.

Por fim, você pode ir à piscina com os amigos e pensar muito em nadar.

E se você optar por praticar um esporte regularmente, é importante se divertir para não ficar entediado.

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