Exercício cardiovascular: bom para mais do que seu coração

A saúde do coração é só o começo

Você provavelmente já sabe que o exercício cardiovascular, ou “aeróbico”, o tipo que faz seu coração bater mais forte, é bom para o seu coração. Reduz o pulso em repouso e fortalece o músculo cardíaco.

É por isso que, conforme você alonga lentamente seus treinos cardiovasculares, você é capaz de ir por mais tempo e distância. Mas seu coração não é a única parte do corpo que se beneficia.

Abaixe o açúcar no sangue

Os exercícios cardiovasculares ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue (glicose) e a melhorar a resistência à insulina se você tem diabetes. O treinamento de resistência, como o levantamento de peso, também é bom.

Uma combinação dos dois parece ajudar mais. Converse com seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios se você tem diabetes, especialmente se você toma insulina ou outros medicamentos.

Melhore o seu humor

Os exercícios aeróbicos, como correr, podem ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade, o suficiente para que seu médico ou terapeuta os sugira como tratamento.

Parte da razão pode ser que parece aumentar o seu hipocampo – uma área do seu cérebro que controla as emoções – e retardar a degradação das células cerebrais. Fique com ele regularmente por vários meses para obter o máximo benefício.

Tenha uma noite melhor de sono

Cardio pode ser bom para o seu sono. Os cientistas sabem que ele pode ajudá-lo a manter o bom humor, relaxar na hora de dormir e estabelecer um ciclo saudável de sono-vigília (ritmo circadiano).

Os efeitos cerebrais exatos nem sempre são claros, mas as pessoas que se exercitam mais tendem a obter mais sono profundo de “ondas lentas” que ajuda a renovar o cérebro e o corpo. Mas tente não se exercitar muito perto da hora de dormir, o que atrapalha o sono de algumas pessoas.

Pense melhor

Pessoas que fazem mais exercícios aeróbicos podem ser melhores em “funções executivas” – a capacidade de organizar informações, interpretá-las e agir de acordo com elas.

Apenas uma única sessão de treino pode aumentar o fluxo sanguíneo para a parte do cérebro chamada córtex pré-frontal, que ajuda a controlar a função executiva. A longo prazo, os exercícios parecem ajudar as células cerebrais do córtex pré-frontal a se conectarem com mais facilidade.

Lembre-se melhor

Pessoas que se movimentam mais têm menos probabilidade de contrair a doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Isso ocorre em parte porque os exercícios ajudam a prevenir coisas que podem aumentar suas chances de desenvolver demência, como obesidade, diabetes, pressão alta e depressão.

Aprenda melhor

Neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de mudar quando você aprende e faz coisas novas.

Os cérebros mais jovens geralmente são melhores nisso do que os mais velhos, mas você pode ajudar a preservar sua neuroplasticidade com exercícios cardiovasculares, juntamente com o treinamento de resistência.

Ajuda a aliviar a dor da artrite

Conforme você envelhece, seus joelhos e outras articulações podem ter osteoartrite. O movimento dos exercícios aeróbicos, como correr ou andar de bicicleta, é uma das maneiras mais eficazes de aliviar a dor e a inflamação.

E se você caminhar, nadar ou remar um barco, seu coração fica mais em forma, o que torna mais fácil se manter ativo. Quando você combina atividade física com uma dieta saudável, pode perder quilos extras, o que tira a pressão dos joelhos.

Respire melhor

Mesmo se você tiver problemas pulmonares, exercícios cardiovasculares regulares podem ajudar a melhorar sua respiração.

Se a academia não é sua praia, uma caminhada, corrida ou um jogo de tênis regular podem resolver. Apenas certifique-se de conversar com seu médico sobre seu plano de exercícios se você já tiver problemas respiratórios.

Ajude a combater germes

O exercício aeróbico regular parece ajudar seu corpo a combater doenças causadas por vírus e bactérias.

Isso ocorre em parte porque ajuda o sangue a circular melhor pelo corpo, o que significa que as substâncias que combatem os germes chegam aonde precisam. Os cientistas continuam a estudar exatamente como os exercícios ajudam a estimular o sistema imunológico – a defesa do seu corpo contra os germes.

Melhore o seu colesterol

O exercício parece aumentar o colesterol “bom” HDL. Ele também pode diminuir o colesterol LDL “ruim”, embora você possa precisar tornar o seu treino mais intenso para obter o efeito completo.

Números prejudiciais ao colesterol aumentam a probabilidade de formação de placas nas artérias que podem causar um ataque cardíaco ou derrame.

Converse com seu médico sobre como iniciar uma rotina de exercícios físicos se você já está doente ou não se exercita há algum tempo.

Quanto exercício é correto?

As recomendações padrão exigem 30 minutos de exercícios moderados na maioria dos dias da semana. É um ótimo lugar para começar.

Mas aumentar isso para 300 minutos por semana ou mais pode adicionar ainda mais benefícios. A duração de cada sessão também é importante. Alguns dos melhores benefícios para o cérebro vêm em períodos de exercícios que duram um pouco mais: 45 a 60 minutos.

Praticar exercício físico ainda pode lhe ajudar a emagrecer, assim como detox caps faz, limpando seu organismo de toxinas e oxidantes desnecessários enquanto diminui seu peso na balança.

Várias pessoas estão usando detox caps para perder barriga. Vale a pena conhecer!

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