Estresse e transtornos de estresse: sintomas e tratamento

estresse é a resposta mental e física a uma série de tarefas emocionais, cognitivas ou sociais percebidas pela pessoa como excessivas. O estresse excessivo pode facilmente levar a vários transtornos de estresse.

O termo estresse foi usado pela primeira vez em 1936 por Hans Selye. Ele a definiu como “a resposta inespecífica do organismo a todas as solicitações feitas por ele”. De acordo com o modelo Selye, o processo de estresse consiste em três fases distintas:

1 – fase de alarme : o sujeito relata o excesso de atribuições e aciona os recursos para cumpri-las;
2 – fase de resistência : o sujeito estabiliza suas condições e se adapta ao novo nível de solicitações;
3 – fase de exaustão : nesta fase ocorre a queda das defesas e o posterior aparecimento de sintomas físicos, fisiológicos e emocionais.

A duração do evento estressante leva a distinguir o estresse em duas categorias. O  agudo , que ocorre apenas uma vez e em um período limitado de tempo; o  crônico , ou seja, quando o estímulo é de longa duração.

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Estresse crônico

estresse crônico pode ser dividido em estresse crônico intermitente e estresse crônico propriamente dito. 

As primeiras ocorrem em intervalos regulares, têm uma duração limitada e, portanto, são mais ou menos previsíveis. Estes últimos são, em vez disso, representados por situações duradouras que afetam a existência de uma pessoa. 

Eles se tornam estressantes quando representam um obstáculo constante para a busca de seus objetivos.

Além da duração, a natureza do estressor também é importante . Podemos ter estressores benéficos, chamados de eustresse , que dão tônus ​​e vitalidade ao corpo. Mas também estressores prejudiciais, chamados de angústia , que podem levar à redução das defesas imunológicas.

Estressores

estresse pode ser causado por:

  • eventos de vida agradáveis ​​e desagradáveis ​​(por exemplo: casamento, nascimento de um filho, morte de um ente querido, divórcio, aposentadoria, problemas sexuais);
  • causas físicas: frio ou calor intenso, uso abusivo de fumo e álcool, graves limitações de movimento;
  • fatores ambientais: a falta de uma casa, ambientes barulhentos, poluídos são fatores determinantes de um determinado estado de estresse ;
  • doenças orgânicas: quando nosso corpo é acometido por uma doença, todo o organismo, na tentativa de se defender, coloca-se em um estado de tensão que, na maioria das vezes, devido às escassas defesas que pode proporcionar, leva a um estado de tensão condição estressante ;
  • cataclismos.

Sintomas de estresse

Os sintomas de estresse podem ser divididos em quatro categorias.

Sintomas físicos

  • Dor de cabeça
  • Dor nas costas
  • Indigestão
  • Pescoço e ombros tensos
  • Dor de estômago
  • Taquicardia
  • Suor das mãos
  • Agitação e inquietação
  • Problemas de sono
  • Fadiga
  • Tontura
  • Perda de apetite
  • Problemas sexuais
  • Zumbido (zumbido, assobio) nos ouvidos

Sintomas comportamentais

  • Ranger os dentes
  • Atitude para arrogância
  • Aumento do uso de álcool
  • Comer compulsivamente (fome nervosa)
  • Criticar os outros
  • Incapacidade de fazer as coisas

Sintomas emocionais

  • Chorar
  • Grande sensação de pressão
  • Nervosismo , ansiedade
  • Raiva
  • Sentindo que não há sentido em viver
  • Solidão
  • Voltagem; parece que você está prestes a explodir
  • Infelicidade sem motivo válido
  • Sentindo-se impotente para mudar as coisas
  • Ficar facilmente agitado ou chateado

Sintomas cognitivos

  • Dificuldade em pensar com clareza
  • Incapacidade de tomar decisões
  • Esqueça as coisas ou se distraia facilmente
  • Pensando em fugir
  • Falta de criatividade
  • Constantemente preocupante
  • Perda de memória
  • Perda de senso de humor

Cura do estresse

As técnicas de relaxamento visam controlar e gerenciar as respostas fisiológicas. 

Ao aprender a controlar essas reações, o indivíduo pode explorá-las em seu benefício para a ” cura do estresse “, atingindo um estado de relaxamento ao invés de tensão. As técnicas de relaxamento mais eficazes são: Jacobson, treinamento autogênico, Biofeedback.

A terapia cognitivo-comportamental, uma das melhores opções, permite ao indivíduo aprender os métodos de manejo da ansiedade e mudar comportamentos disfuncionais. 

Esta abordagem concentra-se nas dificuldades presentes “aqui e agora”, de modo a ser capaz de avaliar o quadro de comportamentos externos ou internos a serem modificados para tratar o estresse

Isso implica que o tratamento do estresse envolve o exame dos pontos fortes e fracos do indivíduo. É necessária uma análise cuidadosa dos eventos que precedem e seguem a ocorrência de qualquer comportamento mal-adaptativo.

Inicialmente, são identificados os padrões fixos e pensamentos recorrentes que mantêm a imagem sintomática típica do estresse. Posteriormente, pretende-se corrigir e enriquecer esses padrões e pensamentos, de forma a corrigi-los e integrá-los com pensamentos mais funcionais para o bem-estar do sujeito.

Além disso, a abordagem cognitivo-comportamental ajuda o indivíduo a aprender novas formas de reação emocional e comportamental.

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