Estratégias de sono para bebês

Os recém-nascidos têm dificuldade em distinguir entre a noite e o dia, o que explica suas explosões irritantes de sono do bebe durante todo o dia. Mas uma vez que seu bebê tenha algumas semanas de vida, você pode começar a ensinar-lhe a diferença – e estabelecer hábitos de sono saudáveis ​​enquanto estiver fazendo isso. Essas dicas de especialistas podem ajudar:

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Use a luz estrategicamente

“As luzes pressionam o botão biológico do seu filho”, diz Elizabeth Pantley, autora de The No-Cry Sleep Solution . Por outro lado, a escuridão aciona o cérebro para liberar a melatonina, um hormônio do sono importante. Mantenha os dias do seu bebê brilhantes e suas noites escuras e ele vai descobrir rapidamente quando é hora de dormir.

Durante o dia, deixe bastante luz solar na casa ou leve-o para fora. Colocar o seu bebê para baixo para o dia cochilos em uma sala bem iluminada (a menos que ele tem dificuldade em adormecer à hora da sesta).

Para induzir a sonolência noturna, considere instalar dimmers nas luzes do quarto de seu bebê, mas também em outras salas onde ambos passam muito tempo. Abaixe as luzes à noite (até duas horas antes de dormir) para definir o humor.

Não há problema em usar uma luz noturna em seu quarto, mas escolha uma pequena e escura que permaneça fria ao toque. (Não o ligue perto de camas ou cortinas.)

Se o seu filho acordar durante a noite, não acenda as luzes nem leve-o para uma sala bem iluminada. A mudança do escuro para a luz diz ao seu cérebro que está na hora. Em vez disso, acalme-o de volta a dormir em seu quarto escuro.

Se a luz do sol matinal fizer com que seu filho acorde cedo demais, ou se ele tiver problemas para cochilar à tarde, considere a instalação de persianas que escurecem a sala.

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Coloque seu bebê na cama quando ela estiver sonolenta, não dormindo.

Esta é uma tarefa difícil, especialmente para as mães que amamentam , mas domine o tempo e você e seu bebê descansarão mais facilmente. Os bebês que se afastam por conta própria têm maior probabilidade de aprender a se acalmar e dormir , diz Kim West, consultora de sono e autora de A Boa Noite da Sono da Mulher, Sleep Tight .

Tente colocar seu bebê na cama do seu bebê enquanto ela está se acalmando, pouco antes de ela acenar. West sugere a criação de uma escala de sonolência de 1 a 10 quando o bebê tiver entre 6 e 8 semanas de idade. (1 está bem acordado e 10 está frio.) Espere até que seu bebê bata 7 ou 8, e então a coloque no sono.

Espere um momento antes de ir ao seu bebê

Se você pular a cada guincho ouvido no monitor do bebê , estará apenas ensinando seu filho a acordar com mais frequência. Espere alguns minutos para dar-lhe tempo para voltar a dormir sozinha. Se ela não faz, e parece que ela está acordando, tente alcançá-la antes que ela se torne um uivo total. Pisar antes de um colapso significa que você vai pegá-la antes que ela esteja muito cansada para voltar a dormir.

De qualquer forma, não há problema em diminuir a sensibilidade do monitor do seu bebê. Defina o volume para que você seja alertado quando estiver angustiado, mas não ouvirá todos os gorgolejos.

Tente não olhar o seu bebê nos olhos

Muitos bebês são facilmente estimulados. Apenas conhecer o olhar de seu bebê pode atrair sua atenção e sinalizar que é hora de brincar.
Os pais que fazem contato visual com bebês sonolentos, inadvertidamente, os incentivam a sair da zona de sono, diz Claire Lerner, conselheira sênior da Zero to Three, organização sem fins lucrativos que promove a saúde de bebês e crianças pequenas. “Quanto mais interação ocorrer entre você e seu bebê durante a noite, mais motivação ela terá para se levantar.

Então, o que fazer em vez disso? Lerner sugere mantê-lo discreto. Se você for ao seu bebê à noite, não faça contato visual, fale com entusiasmo ou cante sua música favorita. Mantenha seu olhar em sua barriga e acalme suas costas para dormir com uma voz calma e um toque gentil.

Relaxe as regras sobre as mudanças de fralda

Resista ao desejo de mudar seu bebê toda vez que ele acordar – ele nem sempre precisa dele, e você só o empurra para acordá-lo. Em vez disso, coloque seu bebê em uma fralda noturna de alta qualidade na hora de dormir, diz Pantley. Quando ele acordar, cheire para ver se está sujo e mude apenas se houver cocô. Para evitar acordá-lo totalmente durante as alterações noturnas, tente usar lenços que foram aquecidos em um aquecedor de lenços.

Dê ao seu bebê um “feed dos sonhos”

Se o seu bebê tiver problemas para dormir, acordá-lo para uma madrugada (entre as 22h e a meia-noite, por exemplo) pode ajudá-lo a dormir por mais tempo.

Mantenha as luzes apagadas e levante gentilmente seu bebê dormindo do berço. Acabe com ele para amamentar ou pegar uma garrafa. Ele pode acordar apenas o suficiente para começar a se alimentar, mas se não o fizer, gentilmente cutuque os lábios com o mamilo até que ele se agarre. Depois que ele terminar, coloque-o de volta para a cama sem arrotá-lo.

Espere até que ela esteja pronta para o treinamento do sono
Seguir essas dicas ajuda a estabelecer hábitos de sono saudáveis ​​e você pode começar já no primeiro mês de vida do bebê.

Mas, por mais desesperado que você possa estar por algum tempo, seu bebê não estará pronto para o treinamento formal do sono até que ela tenha pelo menos 4 meses de idade. A essa altura, ela não estará apenas pronta para dormir por mais tempo, mas também será muito mais receptiva às técnicas que você usa.

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Prepare-se para regressões do sono

Se o seu bebê começar a acordar durante a noite novamente , não entre em pânico: provavelmente é só um soluço temporário. Bebês e crianças pequenas geralmente apresentam pequenas regressões do sono em torno de importantes marcos do desenvolvimento ou mudanças na rotina, como viagem, doença ou um novo irmão.

Muitos pais notam que os problemas do sono começam por volta dos 4 meses, quando os bebês se tornam mais móveis e seus padrões de sono mudam, e novamente por volta dos 9 meses, à medida que aumenta a ansiedade de separação .

Para passar por isso, volte ao básico: atenha-se a um cronograma previsível e consistente durante o dia e a uma rotina tranqüilizante para dormir à noite. Se seu bebê tiver idade suficiente, escolha uma estratégia de treinamento para dormir e tente por uma semana. Se você não enxergar melhorias, reavalie e tente uma nova abordagem.

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