Dicas para começar a praticar mountain bike

Muitos de nós somos atraídos pelo mountain bike , mas embora você não precise ser um profissional para andar neste tipo de bicicleta, não devemos esquecer que você não pode pular na bicicleta e começar a pedalar sem mais delongas. 

Este esporte requer uma combinação de força, resistência e destreza, e para chegar lá você precisa de um treinamento mínimo que depende de quão seriamente você leva este esporte. Os cavaleiros de fim de semana que querem se tornar profissionais precisam de meses ou até anos para aperfeiçoar a técnica.

Contrate um seguro de bike e comece a praticar mountain bike com o pé direito.

Comece a praticar mountain bike seguindo estas 5 recomendações

Prepare-se, ganhe resistência e pratique mountain bike com segurança.

1. Escolha a bicicleta certa

Se você vai começar neste esporte, precisa comprar uma bicicleta. O preço dos MTBs varia entre € 100 e € 3.000, portanto, você precisa ter um orçamento em mente. As bicicletas mais caras são projetadas para os pilotos mais experientes, pois são feitas de materiais de alta qualidade, como o alumínio, e podem ser adicionados um grande número de acessórios.

Existem muitos tipos de estilos de mountain bike, dependendo de onde você planeja pedalar:

  • Bicicletas cross-country  (também chamadas de bicicletas XC): são leves e eficientes. Eles são ótimos para trilhas suaves em colinas, mas não em terrenos muito difíceis. As bicicletas de montanha de trilha, por outro lado, são como as bicicletas cross-country, mas com suspensão mais macia para superar obstáculos maiores.
  • Bicicletas all-mountain:  são construídas para resistir a terrenos acidentados. Eles são mais pesados ​​do que os anteriores e escalam colinas com facilidade.
  • Bicicletas downhill:  foram concebidas para ganhar velocidade. Elas são equipadas com mais suspensão do que qualquer mountain bike e podem suportar terrenos acidentados, mas não são as melhores para subir.
  • Dirt jump bikes . Eles tendem a ser menores e são projetados para resistir a grandes saltos.
  • Bicicletas Freeride: São mais fáceis de pilotar do que as bicicletas  Downhill. Suas rodas estreitas e suspensão de longo curso os tornam perfeitos para pular e fazer manobras .

As bicicletas de montanha vêm com dois tipos de suspensão, que protegem a bicicleta e o piloto de terrenos muito acidentados. Por um lado, as bicicletas com suspensão total têm suspensão dianteira e traseira. Eles são mais pesados, mas mais confortáveis ​​e fáceis de controlar do que os da suspensão dianteira. Por outro lado, os BTT rígidos têm suspensão dianteira, mas não traseira. Eles são mais leves e você pedala com mais eficiência.

2. Equipe-se e proteja-se com seguro esportivo

Depois de ter uma bicicleta em sua posse, você precisa se preparar para se proteger e permanecer seguro na estrada.

Quanto às roupas, os shorts acolchoados irão mantê-lo confortável em viagens longas. Você também deve levar em consideração as mudanças climáticas, por isso uma jaqueta impermeável é obrigatória. 

Além disso, no caso de escurecer, você deve adicionar uma camisa reflexiva ao seu traje. As joelheiras e cotoveleiras ajudam a protegê-lo contra arranhões e quedas, e as luvas ajudam a manter as mãos aquecidas e a evitar bolhas nas mãos do guidão.

Escolha um capacete aprovado que se ajuste bem e não se mova quando você inclina a cabeça. Se estiver equipado com aberturas, aumentará a circulação de ar na cabeça e o manterá mais fresco. Se você tiver pedais sem presilhas, precisará de sapatos que se encaixem perfeitamente neles. 

Devem ser confortáveis ​​e ter uma sola rígida que o ajude a pedalar com eficiência. Também é importante usar meias de ciclismo para evitar bolhas. Os óculos de sol vão protegê- lo dos raios ultravioleta, além de serem uma barreira contra sujeira, vento e insetos.

A água é obrigatória para evitar a desidratação. Verifique se você bebe a cada 20 minutos ou mais, mesmo se não estiver com sede. Se você não quer ficar constantemente pegando a garrafa enquanto pedala, compre uma mochila de água especial. Além disso, leve um lanche, como uma barra energética ou uma peça de fruta, que lhe dará a energia necessária para continuar.

3. Conheça as regras

Como qualquer outro esporte, o mountain bike tem suas próprias regras, muitas delas criadas pela International Mountain Biking Association . Aqui estão alguns para lembrar:

  • Pedale apenas em trilhas abertas. Siga sempre as placas e balizas, sempre sabendo para onde está indo.
  • Fique no controle. Tenha cuidado com sua velocidade, freie em curvas fechadas e não tente fazer nenhum truque além de seu nível de habilidade.
  • Ceder. Ao se aproximar de outra pessoa, diminua a velocidade. Que fique sabendo que você está se aproximando e dê um sinal de que deseja passar.
  • Vá preparado. Traga um kit de conserto e suprimentos extras para evitar ficar preso na estrada.
  • Seja claro. Não jogue nenhum tipo de lixo que carregue.
  • Cuidado com os animais. Nunca chegue perto de animais selvagens ou tente assustá-los.

4. Ponte en forma

O mountain bike requer força, resistência e habilidade. Você não pode dirigir 100 quilômetros em terreno irregular no primeiro dia. Ganhe resistência e aumente sua capacidade aeróbica para poder suportar corridas longas e praticar aos poucos. Aqui estão algumas técnicas de treinamento:

Suba e desça em subidas e descidas em intervalos de velocidade alternados nos trechos retos da estrada. Sua meta é ter uma freqüência cardíaca de 50% a 80%. Pratique andar de bicicleta em uma variedade de terrenos, de áreas arborizadas a colinas. Tente enfrentar pedras, grama e curvas fechadas até sentir que tem tudo sob controle.

Cada vez que você andar de bicicleta, leve pelo menos 20 minutos para se aquecer. Isso aumentará o fluxo sanguíneo para os músculos e haverá menos risco de lesões. Comece com uma pedalada leve e aumente a resistência. 

Em seguida, abaixe e alongue os músculos, especialmente os quadríceps, os ísquios, as panturrilhas, a parte inferior das costas, o pescoço e os ombros. Por último, pedale novamente por 10-20 minutos para aumentar sua freqüência cardíaca.

Fazer esses tipos de exercícios regularmente, conhecidos como cross-training , pode ajudá-lo a firmar seus músculos e atingir a resistência necessária para corridas longas.

Nade, ande e trabalhe com peso para ficar em forma.

5. Escolha um caminho

As trilhas podem variar de macias e fáceis a duras e rochosas. Ao escolher um caminho, escolha sabiamente com base no seu nível e na distância do percurso.

Os iniciantes devem começar em um terreno fácil – trilhas planas com poucas curvas fechadas e sem descidas íngremes. Essas trilhas devem ser muito semelhantes às estradas. 

Os pilotos avançados podem tentar trilhas mais técnicas ou distâncias mais longas. Os profissionais em busca de desafios podem optar por estradas rochosas, subidas, descidas e curvas fechadas.

Como sabemos que encontramos uma boa maneira de andar de bicicleta? Uma boa estrada deve ter placas que indiquem para onde vamos e o nível necessário; Quanto ao solo, que não é de barro e que alterna retas e seções mais técnicas.

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