Conheça os benefícios da culinária indiana para a saúde

A culinária indiana é bem conhecida em todo o mundo pela grande variedade de sabores entregues ao seu paladar através de uma variedade de especiarias, arroz e sobremesas. 

Mas você sabia que a comida indiana também pode ser saudável? Aqui estão alguns dos principais benefícios que a culinária indiana pode trazer para você.

Especiarias levam a uma melhora do metabolismo.

Quando a sua dieta possui muitas especiarias, seu corpo precisa trabalhar um pouco mais para digerir tudo. Isso leva a uma taxa de queima de calorias mais alta que aumenta o metabolismo do seu corpo. Imagine o quão divertido e pratico pode ser queimar gordura enquanto você come!

Chapati / Roti: pão indiano mais saudável

Ao contrário do pão branco, feito de farinha refinada, o Chapati é feito com farinha de Atta, que vem do trigo indiano ou durum. A farinha de atta é mais fina que a maioria das farinhas do estilo ocidental, de modo que os chapati são um pouco mais fáceis de digerir do que o pão branco comum. Também, você não se sentirá tão lento e pesado depois de comer este tipo de pão.

Alimentos indianos apimentados ajudam a comer menos

Devido à grande quantidade de especiarias que a comida indiana fornece a cada refeição, seu cérebro pode realmente ser enganado a comer menos. Como cada mordida é cheia de sabor, você não precisa continuar comendo apenas para “experimentar” o sabor. 

Todos esses sabores vibrantes impedem a possibilidade de “comer por tédio”, sim, acredite ou não, algumas pessoas continuam comendo por tédio quando seu paladar não está sendo estimulado.

Os benefícios do iogurte com menta ou raita

Quando comparado à maionese comum, o iogurte indiano tem muito menos conteúdo de gordura saturada, o que ajuda a perder peso sem sacrificar o sabor. As gorduras saturadas encontradas na maionese também são armazenadas no corpo por muito mais tempo, o que pode levar a problemas de peso e outros problemas de saúde

A culinária indiana apresenta menos gordura saturada

A maioria dos alimentos indianos é cozida com óleo de gergelim, óleo de amendoim ou óleo vegetal, em comparação com muitos alimentos de restaurantes ocidentais, que são cozidos na manteiga. Com menos gordura saturada entrando em seu corpo, você se sentirá mais saudável e menos propenso a ataques cardíacos e ganho de peso.

Ingredientes frescos e sem conservantes

Os chefs indianos tendem a preferir legumes recém-cortados a legumes congelados. Na verdade, é bastante comum que os alimentos congelados contenham conservantes, que também podem ser prejudiciais à sua saúde. Pratos indianos, por outro lado, geralmente são preparados do zero com ingredientes frescos, para que você não engula um coquetel de conservantes a cada mordida.

A culinária indiana mantém seu valor nutricional

Devido aos métodos de cozimento usados ​​ao cozinhar uma refeição indiana, os chefs indianos tendem possuem uma técnica de cozinhar mais lentamente, e isso ajuda a reter os nutrientes encontrados nos ingredientes. Além disso, este método de cozimento lento também permite que o sabor das especiarias se infiltre em todo o prato, levando a comida deliciosa e saudável! Isso é o que você chama de ganha-ganha.

Também, outros benefícios da culinária indiana incluem:

  • Alta em uma grande variedade de vegetais e frutas, como espinafre, beringela e manga
  • Grande variedade de especiarias e ervas, como gengibre e coentro
  • Baixo teor de gordura saturada
  • Muito vegetariano
  • Rica em fibras

Existem muitos outros benefícios para a saúde da comida indiana, especialmente quando você olha mais profundamente algumas das especiarias usadas para fazer com que os pratos indianos tenham um sabor tão bom.  Ao contrário de muitos alimentos ocidentais que usam excesso de sal e açúcar para torná-los mais saborosos, os alimentos indianos, são considerados como uma das culinárias mais saudáveis ​​do mundo.

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