Como o esporte melhora o desempenho do seu cérebro?

Como já sabemos há muito, e como provavelmente já te sentiste ao pratar um desporto, permite-te melhorar como tuas recursos físicos, abrandar o envelhecimento e aumentar a resistência.

Antes de começar a se preparar, é ideal possuir roupas e calçados adequados para a prática de atividades físicas. A Sportsmen apresenta a você as melhores opções.

Você sabia que os exercícios também geram o cérebro a funcionar melhor? De acordo com pesquisas científicas, o esporte torna você mas inteligente.

MELHOR DESEMPENHO PARA O CÉREBRO DURANTE O EXERCÍCIO

In pesquisa mostrada que os movimentos de combate a melhorar as habilidades cognitivas e também a atrasar o relógio biológico do corpo e do cérebro.

Estudos têm sido realizados com atletas que pratam esportes mais tradicionais com o objetivo de medir o efeito sobre o envelhecimento do cérebro, o desenvolvimento de doenças (Alzheimer e demência) e o impacto na tomada de decisões.

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Muitos estudos científicos mostram que a participação em atividades físicas pode atrasar o aparecimento de problemas cognitivos, especialmente demência, por até 15 anos.

Estudo com 132 pessoas com idade entre 20 e 67

Para demonstrar que não são apenas as pessoas mais velhas que se beneficiam dos efeitos positivos em seus cérebros, o Colégio de Físicos e Cirurgiões Vagelos da Universidade de Columbia conduziu um estudo envolvendo um grupo de 132 adultos com idades entre 20 e 67 anos. 

Como lembrete, exercícios aeróbicos são exercícios que utilizam o oxigênio como derretimento de combustão de açúcares, fornecer energia ao corpo. O nível de atividade é de baixa intensidade e não causa dificuldade respiratória ou dores musculares ao praticar.

Eles descobriram que o treinamento com exercícios aeróbicos aumenta a função executiva, ou seja, o processo cognitivo relacionado ao raciocínio, planejamento e resolução de problemas. Isso é visível em adultos jovens, mas é mas pronunciado em adultos mais velhos.

Eles descobriram que a prática de longo prazo não foi limitado a aumentar a memória e a função cognitiva devido à melhora da oxigenação e do fluxo sanguíneo para o cérebro, mas também ajuda a melhorar o cérebro com o tempo. processamento da memória semântica.

A memória semântica é a capacidade de compreender a análise, categorizar, classificar, recuperar e entelaçar fatos que conhece e acessar conhecimentos que não experimentou diretamente. A memória semântica diz respeito diretamente ao nosso conhecimento do mundo, cultura, etc.

QUE EFEITO O EXERCÍCIO CARDIOVASCULAR NO CÉREBRO?

Quando a Universidade de Columbia conclui seu estudo, as ampliações cerebrais do grupo que faz funcionar cardiovasculares aumentam a espessura cortical no córtex frontal médio caudal esquerdo após 24 semanas. A estrutura cerebral responsável pela tomada de decisões executivas, ou seja, decisões e escolhas grandes, funções mudanças.

Os resultados mostram que o grupo que fez exercícios cardiovasculares melhorou a capacidade de tomar decisões. Essas mudanças ocorreram no cérebro não foram detectadas no grupo sem cardio. Antes de podermos concluir claramente este tópico, mas estudos ainda são baseados.

No entanto, o estudo traz muitas pistas que demonstram o compromisso de longo prazo de exercícios cardiovasculares e aeróbicos (corrida, HIIT, etc.) que trazem mudanças duradouras para o cérebro, que por sua vez melhora o raciocínio executivo superior. Além disso, a sugestão é que as mudanças neurobiológicas e seus benefícios comecem de um único treino e aumentem lentamente ao longo do tempo.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE PRATAR ARTES MARCIAIS?

As artes marciais são uma vantagem para e reduzir as necessidades do cérebro. Faith agravada em uma revisão de 20 com um total de 2553 participantes que como artes marciais em geral, e o Tai Chi em particular, ofereciam melhores maneiras de melhorar a função cognitiva e física em idosos.

Com efeito, as artes marciais permitem realmente um aperfeiçoamento físico e mental da pessoa.

EM SUMA

Estudos têm consistência que a atividade física, independente da forma de atividade, beneficia o corpo e o cérebro de forma duradoura.

O exercício ajuda a melhorar o oxigênio e o fluxo sanguíneo para o cérebro; no entanto, algumas formas de exercício têm um impacto maior na estrutura do cérebro.

Isso ajuda a melhorar as funções cognitivas superiores e ajuda a prevenir ou retardar a demência e outras doenças cerebrais degenerativas à medida que o cérebro envelhece.

Aeróbica, HIIT, exercícios cardiovasculares e programas de condicionamento físico baseado em artes marciais proporcionados maiores benefícios do que apenas o treinamento de resistência.

Esses resultados podem fazer você pensar que um tipo de exercício é “melhor” do que outro, mas não se engane quanto a isso. Para um equilíbrio perfeito e ótimos resultados, é necessário combinar os diferentes tipos de exercícios específicos para obter uma modelagem but equilibrada do condicionamento e do treinamento.

Desta forma você terá melhores resultados, de forma mais rápida e sustentável. Cada tipo de exercício tem uma função específica e permite fortalecer uma parte do corpo e / ou cérebro.

Para uma vida saudável, importante combinar os diferentes tipos de exercício e, ao mesmo tempo, contra o qual melhor adaptado para você.

Parêntese pequeno para finalizar. O exercício físico é uma parte essencial para se ter uma boa saúde, mas não deve negligenciar os outros aspectos da vida que permitem ao corpo e ao cérebro retardar o envelhecimento, uma degeneração do cérebro e como recursos físicos acacontendo a temperatura que doenças como diabetes, obesidade, etc.

Para isso, ter uma alimentação saudável e variada também é muito importante.

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