Como multiplicar os benefícios de sua prática de ioga

Yoga é mais do que exercício, é um estilo de vida. Um sistema integrado desenvolvido no norte da Índia há mais de 5.000 anos, a ioga é capaz de transformar o espírito, a mente, o coração, a vontade e o corpo. 

É aconselhável que a prática do Ioga seja associada a uma vida saudável, se você precisa eliminar alguns quilinhos e não sabe como, conheça o Meretrim. Meratrim é um Blend de extratos com ação comprovada por estudos clínicos na perda de peso, e redução de cintura e quadril. 

Estilos de ioga

Existem muitos estilos de ioga para experimentar no caminho da bem-aventurança. Todos eles usam as mesmas posturas e posições corporais chamadas asanas, mas cada um tem seu próprio ritmo, estrutura e ênfase.

  • Hatha Yoga: Este estilo suave é o tipo mais comum de ioga ensinado no Ocidente. Os alunos praticam uma série de posturas que achatam a pele, músculos e ossos, e também abrem os canais do corpo que melhoram o fluxo de energia.
  • Anusara Yoga: Fundado por John Friend em 1997, o Anusara Yoga se concentra na postura e incentiva os alunos a abrirem seus corações e expressarem seus sentimentos plenamente.
  • Iyengar Yoga: Desenvolvido por B.K.S.Iyengar, este estilo também se concentra na postura correta e inclui adereços para permitir que os alunos realizem posturas estáticas corretamente. A técnica lenta não aumenta a freqüência cardíaca, mas é espiritual e fisicamente desafiadora e é benéfica para pessoas que se recuperam de lesões ou procuram relaxar músculos tensos e doloridos.
  • Hot Yoga, Bikram Yoga ou Hot Energy: Você gosta de suar? Então, esses estilos, assumindo uma sequência específica de poses praticadas em uma sala aquecida (80-100 graus Fahrenheit / 27-38 graus Celsius), são para você.
  • Vinyasa ioga ou movimento: quer aeróbica e variedade? Experimente vinyasa. Os professores usam posturas móveis chamadas saudações ao sol, que aquecem, achatam e fortalecem o corpo inteiro, enquanto aumentam a frequência cardíaca. Freqüentemente, a prática é acompanhada por música, e a conexão entre o movimento e a respiração é enfatizada para aumentar a autoconsciência.
  • Ioga de recuperação ou yin: para relaxar, reduzir o estresse e alongar os músculos tensos, tente ioga de recuperação ou yin. Suportes (tijolos, cobertores e almofadas) fornecem suporte em uma posição passiva por longos períodos de tempo, permitindo que o corpo descanse e rejuvenesça com o mínimo de esforço.

Os benefícios da ioga para a saúde

Todos os estilos de ioga têm muitos benefícios físicos e mentais e alimentam a propensão natural do corpo para a saúde e a cura. As técnicas de relaxamento ajudam a reduzir a dor crônica (dor nas costas, dores de cabeça e artrite), diminuir a pressão arterial, reduzir o estresse e aliviar a insônia. 

A prática regular também pode ajudar a construir força muscular, energia e vitalidade, melhorar o desempenho atlético, prevenir lesões e aumentar a consciência corporal. Os benefícios mentais incluem sensações de relaxamento, concentração e calma, bem como atenção plena e positividade.

Os estilos de exercícios e aeróbicos (ioga quente, energia quente e vinyasa) queimam calorias para facilitar a perda de peso. Os estilos que se concentram na postura prolongada e no alongamento muscular, como o yin, promovem a flexibilidade, diminuem a rigidez e aumentam a mobilidade das articulações, especialmente nos quadris, coluna e pelve.

Suplementos para apoiar a prática de ioga

Visto que a ioga vê o corpo como uma ferramenta para preparar a mente e nutrir a alma, a suplementação e a nutrição adequada são essenciais e fornecem a energia e os nutrientes necessários para a reparação dos tecidos.

  • Multivitaminas : consumir uma dieta saudável e balanceada de alimentos reais não processados ​​e não refinados é uma das melhores maneiras de apoiar seu corpo e sua prática de ioga. No entanto, para atender a todas as necessidades do seu corpo, é necessário um bom multivitamínico diário. Escolha uma fórmula à base de alimentos que seja mais saudável do que os produtos sintéticos.
  • Fórmulas anti-inflamatórias: qualquer forma de exercício, incluindo ioga, pode causar inflamação. Comer alimentos anti-inflamatórios (frutas, vegetais, peixes oleosos e nozes), dormir o suficiente, controlar o estresse e tomar suplementos anti-inflamatórios pode ajudar a combater isso. 
  • Probióticos : sentindo-se inchado ou desequilibrado? A prática regular de ioga ajuda a limpar os intestinos e estimular e normalizar o processo digestivo. Um bom probiótico também pode melhorar a saúde intestinal, o sistema imunológico e o bem-estar geral.
  • B12 : Embora você não precise abrir mão da carne para fazer ioga, as dietas vegetarianas e veganas são muito populares entre os praticantes regulares de ioga. Evitar a carne pode levar a uma deficiência de B12, uma vitamina encontrada apenas em produtos de origem animal e que é crítica para o metabolismo energético. Os baixos níveis desta vitamina também estão frequentemente presentes em pessoas com mais de 50 anos e podem causar fraqueza, fadiga e perda de memória.
  • Coenzima Q10 : como uma vitamina, a coenzima Q10 é produzida pelo corpo e é encontrada em muitos alimentos, incluindo carnes orgânicas, sardinhas e amendoim. Este antioxidante evita danos aos tecidos neutralizando moléculas instáveis ​​chamadas radicais livres e auxilia na utilização de oxigênio e na produção de energia.
  • Óleos essenciais: os óleos essenciais podem apoiar a sua prática de ioga de várias maneiras. Crie uma mentalidade de ioga ao inalar o aroma harmonizador do sândalo, o aroma suave da rosa ou o alecrim que aumenta a clareza.

O perfume de jasmim, laranja doce ou lavanda melhora o humor e ajuda a equilibrar o sistema nervoso. 

Para aliviar a dor muscular, borrife uma mistura de óleos essenciais de alecrim, hortelã – pimenta e canela combinados com óleo de arnica e coco. Uma mistura de árvore do chá e Lavanda, combinada com água e um pouco de vinagre branco, pode ser usada como desinfetante para seu tapete de ioga.

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