Biotipo – Saiba Tudo Agora

Talvez tenha chegado a hora de começar a levar a sério aqueles que respondem “Eu não faço nada”, “Eu sou assim” ou “É genético” para a pergunta “O que você faz para ficar tão em forma?”. 

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E é possível que nossa genética influencie nossa forma física muito mais do que pensamos e que nossos esforços e uma lista interminável de dietas não estejam dando resultados, precisamente, porque não prestamos atenção suficiente a um fator que poderia ser determinante .

Você sabe que tipo de Biotipo você tem?

De um conceito criado por William H. Sheldon nos anos quarenta e ainda muito válido hoje, apesar de suas inúmeras críticas e da flexibilidade com que devemos levar essa classificação , a divisão entre três tipos tem sido usada historicamente somáticos ou somatotipos: ectomorfos, endomorfos e mesomorfos.

É importante que um profissional conheça o biotipo da pessoa com quem está lidando; Dessa forma, você pode transmitir informações decisivas personalizadas para cada paciente e, assim, otimizar suas possibilidades . A compreensão do nosso tipo de corpo nos ensina a saber quais alimentos podemos desfrutar e quais devemos evitar.

Ectomorfos:

Nós os reconhecemos como indivíduos magros, com estrutura óssea menor e músculos magros . Por terem um sistema nervoso muito ativo , eles rapidamente convertem gordura em energia . Portanto, e embora pareça surpreendente, é recomendado para eles um maior consumo de carboidratos . Uma dieta baseada em 55% de carboidratos, 25% de proteína e 20% de gordura é ideal por suas características.

Endomorfos:

Eles têm estrutura óssea e maiores quantidades de massa corporal total . Seu metabolismo é o mais lento e, portanto, a melhor dieta para eles consiste em uma ampla ingestão de gordura e proteína, além de uma baixa e controlada ingestão de carboidratos . Olho! Aqui falamos de gorduras saudáveis ​​- como óleo de coco, azeite ou abacate – que servem para eliminar gorduras indesejadas. Uma dieta saudável para esse tipo de corpo é de 25% de carboidratos, 35% de proteínas e 40% de gordura .

Metamorfos:

Como a origem da palavra indica, é o ponto médio entre os dois biótipos anteriores. Eles têm uma estrutura óssea média e um corpo atlético , propensos a desenvolver mais facilmente massa muscular e queimar gordura, desde que não abusem com quantidades abundantes de alimentos. Uma dieta mista é recomendada para eles , equilibrada entre carboidratos, proteínas e gorduras ( 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gordura ).

Há muitas informações valiosas para planejar nossa dieta (Lipik1 / Getty Images / iStockphoto)

Mas determinar um tipo somático não é tão simples quanto pode parecer. Exceto pela obesidade mórbida (endomorfos puros) ou a magreza extrema (ectomorfos puros), nossos biótipos são combinações dos quais são endossomomorfos (tendendo à gordura, uma vez que ganham massa muscular rapidamente) e ecossistomorfos (tendendo magreza, que têm dificuldade em ganhar massa muscular).

De qualquer forma, e antes de entrar em uma análise mais avançada, o importante é conscientizar-se de que não só é importante comer saudável, mas que, dependendo do tipo de corpo que temos, podemos orientar nossa dieta com determinadas particularidades. 

Colocar essas informações em prática ou consultar um especialista para nos aconselhar pode economizar muitas horas investidas em dietas inadequadas para nosso biótipo, que às vezes ainda desconsideramos essas considerações.

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