Alimentação adequada antes da corrida

como fazer corrida

Todo mundo que gosta de se cuidar já sabe a receita para a manutenção de um corpo cheio de saúde: comer bem, incluindo diversos nutrientes na alimentação, e equilibrando o consumo e o gasto calórico, por meio de atividades físicas frequentes.

Só que, na prática, sempre fica aquela dúvida do que comer antes da prática de exercícios, especialmente se for uma atividade com alto gasto de energia, como a corrida. Isso porque, durante essa atividade, os músculos utilizam a energia dos nutrientes para produzir energia mecânica, ou seja, o movimento, provocando a “queima” de carboidratos (açúcares) e gorduras disponíveis no corpo.

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Para prover o corpo com o combustível que ele precisa, dê preferência, portanto, a alimentos com maior quantidade de carboidratos, como frutas com granola, ou um sanduíche leve de pão integral com peito de peru ou queijo light e, até mesmo, uma vitamina. Aguarde cerca de 30 minutos depois de se alimentar para iniciar a corrida, para não prejudicar a digestão, e atenção na quantidade, não vale encher o estômago até dar aquela preguiça.

Lembrando também que não se deve correr de estômago vazio em nenhuma hipótese, beba bastante água ao longo de todo o dia e que, se precisar de um cardápio individualizado.

Os benefícios da batata-doce no esporte

Quem deseja emagrecer com saúde já sabe que precisa dar preferência aos carboidratos saudáveis na hora da refeição. Esses alimentos são ricos em calorias, mas mesmo assim ajudam a emagrecer. Um dos melhores exemplos desse grupo é a batata-doce.

Apesar de ser doce e calórica, a batata-doce é rica em fibras, proteínas, cálcio e potássio, por isso, estimula o funcionamento do intestino e promove a sensação de saciedade. Além disso, o alimento também ajuda a controlar a diabetes e o colesterol, por incrível que pareça.

O grande segredo dos benefícios da batata-doce está no fato de ela ser digerida lentamente no organismo, permitindo que as suas calorias sejam absorvidas aos poucos. Assim, o açúcar contido na leguminosa não se acumula rapidamente no sangue e o pâncreas – glândula responsável por produzir insulina – não fica sobrecarregado.

Esse equilíbrio entre calorias e poder energético fez da batata-doce um dos alimentos preferidos de atletas, principalmente daqueles que frequentam as academias e precisam de muita energia para praticar seus exercícios.

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